História / Acervo

A História da Estação Meteorológica

A Estação Meteorológica foi a precursora dos serviços regulares do Instituto Astronômico e Geofísico no Parque do Estado, bairro da Água Funda. Foi inaugurada em 22 de novembro de 1932, no local onde se realizavam as obras do novo Observatório Astronômico de São Paulo, e onde permanece até hoje. Tinha por finalidade substituir a Estação Meteorológica Central da rede de estações do Serviço Meteorológico do Estado de São Paulo, na época instalada no antigo Observatório de São Paulo situado na Avenida Paulista No.69, que era a sede do referido Serviço. A Estação Meteorológica Central do Serviço Meteorológico tinha iniciado suas observações em 1895, instalada no teto do edifício da Escola Normal da Praça da República, hoje Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ali permaneceu até 1912, quando foi transferida para o observatório de São Paulo da Avenida Paulista. No passado, quando se fez a escolha do local para a construção do antigo Observatório de São Paulo, foi levada em consideração a existência de um Posto Meteorológico da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, que funcionava desde 1902 na residência do Dr. José Nunes Belfort Mattos (funcionário da Comissão e que mais tarde viria a ser o Diretor do Observatório de São Paulo), situado na Avenida Paulista no 101, com o nome de "Observatório da Avenida", onde também eram realizadas observações astronômicas. Desse modo, as observações meteorológicas iniciadas em 1902 teriam continuidade na Estação Meteorológica Central, com aproveitamento da série climatológica já existente.

Com a decisão de se transferir o antigo Observatório de São Paulo para o Parque do Estado, foi necessário tomar precauções para que a série climatológica obtida na Avenida Paulista não perdesse a conexão com uma nova série que viria a ser iniciada naquele local, realizando observações horárias conjuntas por um período de pelo menos dois anos seguidos, o que foi feito entre 1932 e 1936. No caso da série pluviométrica, isto foi de fundamental importância pois, em um estudo posterior da correlação entre os dois postos pluviométricos, foi encontrado um coeficiente bem próximo da unidade, o que permitiu a conexão das duas séries que juntas abrangem um período de noventa anos caracterizando uma das poucas séries pluviométricas de longo período existentes no Brasil. Convém lembrar também, que a referida série de totais mensais, não apresenta nenhuma lacuna em toda sua extensão. Em 1941, com a encampação dos Serviços Meteorológicos Estaduais pelo Governo Federal, a Estação Meteorológíca do IAG-USP deixou de fazer parte da rede, permanecendo como estação isolada, mais direcionada para a pesquisa.

A Estação Meteorológica encontra-se registrada junto à Organização Meteorológica Mundial sob o número 83004. Ela é constituída de um cercado meteorológico, de um conjunto de salas no terraço do edifício da administração do Parque de Ciência e Tecnologia da USP e de uma torre no alto deste mesmo edifício. Em termos geográficos, tanto o cercado quanto o edifício encontram-se nos arredores de um marco correspondente à latitude 23°39'S e à longitude 46°37'W. Estas instalações tem sido praticamente as mesmas desde o início de nossas atividades, na remota manhã de 22 de novembro de 1932.

Além de coletar, tratar e disseminar suas observações de superfície, e de receber visitantes de todas as faixas escolares ao longo do ano, a Estação Meteorológica tem auxiliado nas aulas práticas do curso de Bacharelado em Meteorologia da USP.

Com o objetivo de preservar a história da Estação Meteorológica do IAG-USP, foi fundado oficialmente, em 22 de Novembro de 2012, o Museu de Meteorologia. Na ocasião, a Estação Meteorológica do IAG-USP completava 80 anos de história. O Museu de Meteorologia funciona no prédio 9 do Parque de Ciência e Tecnologia e faz parte do roteiro de visitações. Nos parágrafos a seguir, disponibilizados informações sobre o Museu de Meteorologia. O material foi organizado por Lucas Cantos, estagiário do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP

Museu de Meteorologia - Histórico e acervo

1 - Inicio de Serviço Meteorológico em São Paulo

2 - Criação da CGG-Comissão Geographica e Geológica